-
Arquitetos: LPzR architetti associati
- Área: 1500 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Gabriele Pranzo-Zaccaria, Chiara Pranzo-Zaccaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre as cinzas de um edifício industrial surge um novo complexo residencial de 25 apartamentos.
A área de intervenção situa-se nos arredores de Milão, ao norte, próximo a Sesto San Giovanni e da Viale Monza, uma das principais avenidas radiais da cidade. O lote possui forma retangular (27x40m) e fica na Via Eraclito.
O novo edifício completa a paisagem urbana, ligando as fachadas e cobrindo as paredes cegas das construções adjacentes. De acordo com as altura dos edifícios circundantes, o conjunto ERA 3 tem de cinco a sete andares. Os estacionamentos ficam no subsolo e mezanino.
O edifício é um manifesto de complexidade na arquitetura contemporânea. A composição volumétrica mostra uma seqüência de cheios e vazios. Uma ampla gama de materiais, como gesso, zinco, madeira, concreto, aço, vidro e pedras são combinados em conjunto para sublinhar o arranjo dos volumes e superfícies.
A construção dos volumes é baseada na agregação de módulos de 45 metros quadrados, considerados como o mínimo de superfície de uma unidade. Os apartamentos maiores são feitos de dois módulos. Os espaços ao ar livre têm um papel importante em critérios de projeto.